OSCAR 2014: Uma premiação bem equilibrada

oscarsGanhadores

E lá se foi mais um Oscar, dessa vez uma cerimônia leve, bem equilibrada sem grandes injustiças.

Apesar de que ainda não entendi porque Ela não ganhou por Melhor Trilha Sonora. Ganhou a de Gravidade. Desculpe, sei que o filme é tecnicamente perfeito, assim como ficou provado com todos os prêmios que levou, mas não lembro uma única nota de alguma música marcante de Gravidade. A trilha de Ela foi a mais comentada e elogiada desde que o filme estreou, porque é perfeita. Pelo menos compensaram com a apresentação adorável de Karen O, linda de vestido vermelho e o sapato do lado e Ezra Koenig, fofíssimo de smoking, tocando “The Moon Song”, que também não ganhou. Enfim, tirando esse problema, a premiação foi bem equilibrada.

Tudo foi muito condizente com os concorrentes, em um ano sem filmes grandiosos, o Oscar combinou com essas produções mais simples com uma cerimônia sem grandes apresentações, sem grandes mudanças de cenário (perceberam isso?) e a informalidade muito simpática da apresentadora Ellen DeGeneres. Foi rápida, divertida, com direito a Ellen tirar uma foto que deixou o Twitter enlouquecido, com mais de 1 milhão de compartilhamentos. Afinal, quem não quer compartilhar uma foto que tem Meryl Streep, Bradley Cooper, Jennifer Lawrence, Brad Pitt, Kevin Spacey e por aí vai?

Foi emocionante, no momento de lembrar daqueles que partiram, ver a foto do diretor Eduardo Coutinho. Ao mesmo tempo que foi frustrante ver a Pink entrar no palco pra cantar “Over the Rainbow”, quando celebraram os 75 anos do musical O Mágico de Oz”. Nesse momento a cerimônia “intimista” errou feio, porque quando falam sobre homenagem a um dos maiores musicais já produzidos e um dos mais icônicos, esperamos A homenagem e não a Pink. Pelo menos teve a Ellen vestida de Glinda. Uma novidade é que o prêmio para “Conjunto da Obra”, agora é entregue mais cedo e o homenageado foi o ator Steve Martin.

Mas por que Gravidade não ganhou o Oscar de Melhor Filme, se saiu de lá com sete estatuetas, incluindo Melhor Diretor? Porque ele mereceu todos os prêmios técnicos que ganhou, sem dúvida nenhuma (menos o de Trilha Sonora, insisto). Alfonso Cuarón mereceu levar a de Melhor Diretor, por realizar um filme inovador, que aumenta o limite do que é possível ser feito no Cinema a partir de então. Mas não é o Melhor Filme.

12 Anos de Escravidão era o óbvio ganhador do prêmio de Melhor Filme. Uma produção com uma trama mais bem estruturada, com boas atuações, com destaque para Lupita Nyong’o, que ganhou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante. Talvez Ela (o meu favorito) merecesse ganhar, mas seu Oscar de Melhor Roteiro original me deixou feliz. Merecidíssimo, porque seu grande trunfo é exatamente esse, ser uma linda história de amor muito bem contada por Spike Jonze.

Cate Blanchett mostrou muita classe, com sua postura de que sabia que merecia o Oscar de Melhor Atriz, por uma atuação impecável em Blue Jasmine de Woody Allen. Em seu discurso falou sobre o poder dos filmes centrados em personagens femininos e o quanto eles são relevantes dentro da indústria cinematográfica.

Me deixou um pouco triste por Clube de Compras Dallas não ter ganho o Oscar de Melhor Roteiro, por toda sua história e o quanto o roteirista, Craig Borten, sofreu para que o filme existisse. Porém, o filme estar ali, concorrendo nas principais categorias e ganhar Melhor Ator com Matthew McConaughey e Melhor Ator Coadjuvante com Jared Leto, com certeza é uma enorme vitória para um roteiro que levou 20 anos para ganhar vida. Para saber melhor sobre essa história, eu contei ela no Nível Épico, nesse texto.

A “selfie” da Ellen, o entregador de pizza no palco, que levou Brad Pitt ajudar Ellen a distribuir pratos de papel pela platéia e depois flashs rápidos (e fotos que pipocaram pela internet) de concorrentes e convidados comendo pizza, são momentos ensaiados, mas que dão um novo ar a uma premiação vista como muito formal e até muito antiquada. Tanto os filmes concorrentes desse ano, grande maioria vindos do cinema independente, como a festa em si, são sinais de que o Oscar entendeu que precisa acompanhar as mudanças  do meio e do mundo.

No fim, apesar de todas as brincadeiras, foi uma noite sem muitas surpresas e bem agradável. Abaixo, listo todos os ganhadores de todas as categorias:

Melhor Filme: 12 Anos de Escravidão (2013)

Melhor Ator: Matthew McConaughey por Clube de Compras Dallas (2013)

Melhor Atriz: Cate Blanchett por Blue Jasmine (2013)

Melhor Diretor: Alfonso Cuarón por Gravidade (2013)

Melhor Roteiro Original: Ela (2013) – Spike Jonze

Melhor Roteiro Adaptado: 12 Anos de Escravidão (2013) – John Ridley

Melhor Canção Original: “Let It Go” Frozen: Uma Aventura Congelante (2013)

Melhor Trilha Sonora: Gravidade (2013) – Steven Price

Melhor Produção de Design (Cenário): O Grande Gatsby (2013)

Melhor Edição: Gravidade (2013) – Alfonso Cuarón, Mark Sanger

Melhor Fotografia: Gravidade (2013) – Emmanuel Lubezki

Melhor Atriz Coadjuvante: Lupita Nyong’o por 12 Anos de Escravidão (2013)

Melhor Edição de Som: Gravidade (2013) – Glenn Freemantle

Melhor Mixagem de Som: Gravidade (2013) – Skip Lievsay, Niv Adiri, Christopher Benstead, Chris Munro

Melhor Filme Estrangeiro: A Grande Beleza (2013) – Paolo Sorrentino(Italy)

Melhor Documentário: A Um Passo do Estrelato (2013) – Morgan Neville

Melhor Documentário – Curta-metragem: The Lady In Number 6 (2013) – Malcolm Clarke, Carl Freed

Melhor Curta: Helium (2014) – Anders Walter

Melhores Efeitos Visuais: Gravidade (2013) – Timothy Webber, Chris Lawrence, David Shirk, Neil Corbould

Melhor Animação: Frozen: Uma Aventura Congelante (2013)

Melhor Curta Animado: Mr Hublot (2013) – Laurent Witz, Alexandre Espigares

Melhor Maquiagem: Clube de Compras Dallas (2013) – Adruitha Lee, Robin Mathews

Melhor Figurino: O Grande Gatsby (2013) – Catherine Martin

Melhor Ator Coadjuvante: Jared Leto por Clube de Compras Dallas (2013)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s