FESTIVAL DO RIO 2013, um filme por dia

Bjasmine

Quer muito acompanhar o FESTIVAL DO RIO 2013 mas está em pânico com a lista de mais de 350 filmes? Ou, pior, gostaria de ver o máximo possível mas a vida não permite? Bom, na mesma vibe do blog, decidi montar um guia rápido com 14 filmes imperdíveis do Festival, para serem vistos um por dia durante as duas semanas do evento.

Filme 1: QUESTÃO DE TEMPO (About Time, Reino Unido, 2013) – Panorama do Cinema Mundial

Sexta, 27 de setembro, fim de semana, cabeça cansada, o ideal é um filme mais levinho, de preferência uma comédia romântica. Mas uma não muito melosa, com pitadas de senso de humor britânico. O filme do dia pode ser QUESTÃO DE TEMPO, dirigido por Richard Curtis, com Rachel McAdams e Domhall Gleeson, mais conhecido como Bill Weasley da franquia Harry Potter. Não sei você, mas aposto muito na carreira do moço.  A trama? Bem interessante: Ao completar 21 anos, Tim descobre que os homens de sua família têm a capacidade de viajar no tempo. Ainda que não possa alterar o rumo da História, ele pode mudar os acontecimentos de sua vida. Assim, decide voltar no tempo e arranjar uma namorada. É quando conhece Mary, por quem se apaixona. No entanto, as relações temporais não são nada fáceis de lidar e Tim acaba apagando a linha temporal em que conhecera Mary. Agora, ele terá que lidar com seus poderes e aceitar que eles não poderão protegê-lo dos percalços da vida.

Filme 2: NOSSA QUERIDA FREDA – A SECRETÁRIA DOS BEATLES (Good Ol’ Freda, EUA/Reino Unido, 2013) – Midnight Música

Sábado, 28 de setembro. Quando você achava que todos os documentários sobre os Beatles já poderiam ter sido realizados, sempre aparece uma surpresa (ainda bem!). O personagem da vez é a simpática Freda que trabalhou com o quarteto entre 1962 e 1973. Freda foi uma fã sortuda que estava no lugar certo na hora certa e esteve próxima dos Fab Four desde a época do Cavren Club. Imperdível, não apenas para os fãs da banda, mas para qualquer pessoa que goste de música.

Filme 3: MICHAEL KOHLHAAS (França/Alemanha, 2013) – Panorama do Cinema Mundial

Domingo, 29 de setembro. Preciso confessar que o que me convenceu de que esse é um filme imperdível foi a combinação Mads Mikkelsen e século XVI.  Mas entendo que isso não é o suficiente para muita gente. Então aqui vai uma outra razão, ele é inspirado num livro de Heinrich von Kleist, que levou Franz Kafka a ser escritor. Além de Mikkelsen, o filme também conta com Bruno Ganz em seu elenco e tem uma trama bem interessante: Michael Kohlhaas é um comerciante de cavalos que leva uma vida feliz e próspera ao lado de sua família na Cévennes do século XVI. Quando um senhor o trata injustamente, se dispõe a travar uma guerra a fim de restaurar sua honra e dignidade.

Filme 4: THE ZERO THEOREM (Reino Unido, 2013) – Panorama do Cinema Mundial

Segunda, 20 de setembro. Fim de mês, início da semana, combinação infernal. Nada melhor que ver um filme futurista do genial Terry Gilliam que reflete sobre o mundo que vivemos e para onde ele pode nos levar. Com o bônus do filme ser estrelado pelo maravilhoso Christoph Waltz. The Zero Theorem conta a história de Qohen Leth, um gênio da computação que vive num universo dominado por grandes corporações. Sofrendo de uma profunda angústia existencial, trabalha sob as ordens de uma figura sombria conhecida como o Gerente. Sua missão é resolver o Teorema Zero, uma fórmula matemática que finalmente revelará o verdadeiro sentido da vida.

Filme 5: AS DELÍCIAS DA TARDE (Afternoon Delight – EUA, 2013) – Expectativa 2013

Terça, 01 de outubro. Que tal levar a sério o título do filme e fugir durante a tarde pra uma comédia mais adulta pra deixar o espírito mais leve? As Delícias da Tarde que conta com Kathryn Hahn, Juno Temple e Josh Radnor (de How I Met Your Mother), no elenco e conta a história de Rachel, uma esperta e amável mulher de trinta e poucos anos que circula entre artistas e boêmios em Silver Lake, bairro rico de Los Angeles. Solta na vida, ela visita um bar de strippers para apimentar seu casamento e acaba conhecendo McKenna, uma dançarina cuja vida Rachel se torna obcecada em salvar de alguma maneira. Ela decide adotar a stripper como governanta e babá, mas este gesto acaba provocando mudanças inimagináveis em sua vida e na de todos da comunidade. Prêmio de melhor direção no Sundance Film Festival 2013.

Filme 6: BLUE JASMINE (EUA, 2013) – Panorama do Cinema Mundial.

Quarta, 02 de outubro. Só duas palavras para entender porque ver esse filme: Woody e Allen. O diretor volta para Nova York e tem Cate Blanchett como musa nessa nova produção, além de uma participação especialíssima do comediante Louis C. K.. Ele conta a história de Jasmine, uma elegante socialite de Nova York. Sua vida toma um novo rumo quando acontecimentos inesperados a levam a se separar do marido, o rico empresário Hal. Em crise existencial, ela decide se mudar para a casa de sua irmã, Ginger, que vive num modesto apartamento em São Francisco. Morando numa nova cidade e distante de seu universo, Jasmine precisará reorganizar toda sua vida.

Filme 7: AUSTENLAND (EUA, 2013) – Expectativa 2013

Quinta, 03 de outubro. Essa é a sua última chance de se divertir com uma deliciosa comédia romântica sobre uma moça fã da escritora Jane Austen. Estrelada por Keri Russel e dirigida por Jerusha Hess, que foi roteirista de Napoleon Dinamite, a comédia conta a história de Jane, que tem 30 e poucos anos e vive na mais completa normalidade. Exceto por um segredo: sua obsessão por Jane Austen, autora de romances como Razão e sensibilidade. Como toda “austenmaníaca”, Jane reserva suas economias para conhecer Austenland, um resort que reproduz a atmosfera dos livros da escritora. Lá, as fantasias de Jane de encontrar um legítimo cavalheiro se tornarão mais reais do que ela jamais imaginou. Baseado no livro de Shannon Hale (que também assina o roteiro), o filme marca a estreia da roteirista Jerusha Hess como diretora.

Filme 8: THE GREEN INFERNO (EUA, 2013) – Midnight Movies

Sexta, 04 de outubro. Para os fãs de terror, um presentão do Festival do Rio, uma nova produção de Eli Roth (de O Albergue). Roth homenageia os filmes italianos de canibais da década de 1970 ao contar a história de Justine, uma militante que se une a um grupo de radicais para uma nobre missão: interromper o desmatamento ilegal em uma selva peruana; atividade que coloca em risco a vida de uma isolada tribo amazônica. Munidos de boas intenções e celulares com câmera, o grupo voa para a América Latina confiante de sua bandeira. Mas a euforia ganha contornos trágicos quando o avião cai no meio da selva. Agora, eles serão o jantar do povo que pretendiam proteger.

Filme 9: FADING GIGOLO (EUA, 2013) – Panorama do Cinema Mundial

Sábado, 05 de outubro. Dose dupla de Woody Allen no Festival do Rio, só que dessa vez atuando na deliciosa comédia de John Turturro. Allen é Murray, o dono de livraria de meia-idade que está enfrentando sérios problemas financeiros.  Turturro que dirige e protagoniza o longa, é  seu melhor amigo, que aceita ajudá-lo transformando-se em garoto de programa para belas mulheres endinheiradas. Murray acaba se tornando cafetão do amigo e os dois logo se veem enrolados numa trama de confusões amorosas e financeiras. Como pano de fundo uma Nova York surpreendentemente romântica.

Filme 10: COMO NÃO PERDER ESSA MULHER (Don Jon – EUA, 2013) – Panorama do Cinema Mundial

Domingo, 06 de outubro. Dia de relaxar e curtir o fofíssimo Joseph Gordon-Levitt estreando na direção e atuando como Jon, campeão absoluto na categoria “levar para a cama as mulheres mais lindas da noite”. Ainda assim, o conquistador não abre mão de sua verdadeira paixão: passar horas em frente ao laptop se masturbando enquanto assiste a filmes eróticos. Jon estava conformado com sua condição, até conhecer a desafiadora Barbara que, em apenas uma noite, traz à sua vida ares inéditos de normalidade. Curiosidade, o papel de Scarlett Johansson nesse filme foi criado por Gordon-Levitt especialmente para ela, esperto o rapaz.

Filme 11: ONLY LOVERS LEFT ALONE (EUA, 2013) – Panorama do Cinema Mundial

Segunda, 07 de outubro. Quatro razões para ver esse filme: Tom Hiddleston, Tilda Swinton, Jim Jarmusch e vampiros. Vampiros de verdade, claro. Não seres chatos, brilhantes e emo. Jarmusch conta a história de Adam, um vampiro frustrado e deprimido após um tempo entregue a uma rotina humana, até que reencontra sua amante secular, Eve, para juntos se dedicarem a prazeres mundanos em uma romântica jornada, de Detroit a Tânger. A história de amor da dupla já perdura a vários séculos, mas seus novos projetos logo são interrompidos pela chegada de Ava, a incontrolável irmã mais nova de Eve. Pouco entusiasmada com o código de conduta de seus anfitriões, a jovem em pouco tempo coloca à prova algumas das antigas leis vampirescas.

Filme 12: KILL YOUR DARLINGS (EUA, 2013) – Panorama do Cinema Mundial

Terça, 08 de outubro. Essa é a sua oportunidade de ver Daniel Radcliffe se afastando de uma vez por todas do estigma de ator de um só papel. Em Kill Your Darlings ele é ninguém menos que o escritor Beatnik, Allen Ginsberg. A história do filme acontece na década de 1940, quando ainda um jovem universitário, Allen se apaixona por Lucien, seu colega de classe. Quando David Kammerer, um homem na faixa dos 30, também apaixonado por Lucien, é encontrado morto, Allen, Lucien e seus amigos Jack e William tornam-se os principais suspeitos. Esta poderia ser mais uma trama policial comum, não fosse protagonizada por Allen Ginsberg, Jack Kerouac e William Burroughs. A energia de uma geração em um retrato de artistas não escrevendo ou criando, mas desenvolvendo ideias e incentivando uns aos outros.

Filme 13: A GRANDE BELEZA (La Grande Bellezza, Itália, 2013) – Panorama do Cinema Mundial

Quarta, 09 de outubro. Essa é uma homenagem do cineasta Paolo Sorrentino ao cinema italiano. Senhoras da aristocracia, novos-ricos, políticos, criminosos de alto nível, atores, nobres decadentes, artistas e intelectuais – verdadeiros ou presumidos – sob a ótica de um só personagem, o jornalista e escritor Jep Gambardella, 65 anos. Em sua volta à Itália, Paolo Sorrentino, diretor de Aqui é o meu lugar (2011), não cita outros realizadores, mas presta sua homenagem ao grande cinema italiano de Scola, Fellini, Ferreri e Monicelli. Um filme sobre Roma, seus habitantes, seus perigos e aventuras intelectuais que não nos levam a lugar algum.

Filme 14: ROUBAMOS SEGREDOS – A HISTÓRIA DO WIKILEAKS (We Steal Secrets: The Story of WikiLeaks – EUA, 2012) – Mostra TEC: Antes do Mundo Virtual, Era a Privacidade

Quinta, 10 de outubro. Com todo o hype em cima da Wikileaks e todos os escândalos recentes sobre a falta de sigilo na internet, além da estreia do filme “The Fith State”, sobre Julian Assange, só aumenta a curiosidade sobre esse documentário que parte de um vírus criado para afetar a sonda espacial Galileu e o vazamento de informações sobre as guerras norte-americanas, momentos específicos em que surge Julian Assange e programadores dispostos a hackear o sistema. Este grupo torna-se o WikiLeaks, que abala as estruturas militares e diplomáticas não apenas dos EUA como de todo o planeta – e ao mesmo tempo em que a entidade cresce, o culto à personalidade de seu criador, também. Assange recusou-se a participar do documentário e twittou, antes mesmo de assistir ao filme, que este era “antiético e tendencioso”.

Agora, se você é um sortudo, que tem tempo de ver quantos filmes quiser durante o Festival do Rio, que quer se jogar nos cinemas, e por isso não ficou satisfeito com apenas uma dica de filme por dia, abaixo alguns links com várias dicas de outros filmes imperdíveis durante as quase duas semanas de Festival:

FESTIVAL DO RIO 2013 – DICAS DE FILMES PARTE 1

FESTIVAL DO RIO 2013 – DICAS DE FILMES PARTE 2

FESTIVAL DO RIO 2013 – DICAS DE FILMES PARTE 3

Para ver a programação completa, horários e outras informações, entre no site oficial:

www.festivaldorio2013.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s