FILME 144 > SE BEBER, NÃO CASE! PARTE III (2013)

Se-Beber-Nao-Case-3

Por Raphaela Ximenes

*Em 2009, quando o diretor Todd Philips lançou o seu primeiro “Se Beber, Não Case!”, aconteceu um fenômeno que nem ele, nem o elenco e, talvez, menos ainda a produtora acreditava que poderia acontecer. O filme tornou-se um enorme sucesso em pouquíssimo tempo, ganhando fama através do boca a boca e elogios da crítica. A história dos amigos certinhos, que vão a Las Vegas para uma singela festa de solteiros, que acaba tornando-se uma aventura insana, ganhou fãs, tornou-se cult e levou Todd ao estrelato.

O que deveria ser apenas um filme, virou uma trilogia com um segundo filme (“Se Beber, Não Case! Parte II) em 2011, que não conseguiu repetir o feito do primeiro, por recontar algumas piadas e ultrapassar um pouco mais do que devia o limite do bom gosto. É certo que bom senso, bom gosto e politicamente correto, são adjetivos que passam bem distante dessas comédias, mas até para ser tão ousado é necessário algum limite.

Por fim, agora em 2013, Philips reuniu mais uma vez o elenco e deu ao seu “wolfpack” o encerramento que eles mereciam. Ainda não tão brilhante quanto sua produção original, Se Beber, Não Case! Parte III (The Hangover Part III, EUA, 2013) é sem dúvida alguma bem superior ao segundo. Logo de cara Mr. Chow foge da cadeia em Bangkok, o que cria uma boa expectativa sobre o filme, por mostrar que o personagem está de volta. Enquanto isso, em Los Angeles, Alan compra uma girafa, que traz em um carreto preso ao seu carro, mas acaba criando uma enorme confusão na rodovia, causando acidentes, tumulto e a morte da pobre girafa. Estressado com o fato de ter que sempre cuidar das confusões do filho, o pai de Alan (Jeffrey Tambor), tem um colapso e morre. Decidida a dar um jeito no filho, a mãe de Alan (Sondra Currie) pede ajuda aos amigos do filho e que eles o levem até uma clínica no Arizona, para que ele se trate e possa conviver com outras pessoas normalmente. Doug, Stu e Phil partem em uma viagem pelo deserto para levar Alan até a tal clínica, quando são atacados por um bando vestido de porcos, o qual o chefe, Marshall (John Goodman), exige que Alan e seus amigos tragam Mr. Chow até ele, porque o mafioso roubou seu ouro. Para ter certeza de que eles irão cumprir o combinado, Marshall sequestra Doug, para troca-lo por Chow.

Sem casamento, sem drogas, sem despedida de solteiro, dessa vez o grupo de amigos sabe exatamente o que está acontecendo e o que devem fazer para ter Doug de volta. O problema é que além de terem que lidar com Alan e suas excentricidades, precisam confiar no louco Mr. Chow, o que os obriga a ir até Tijuana e voltar ao ponto de origem: Las Vegas.

Mais uma vez Bradley Cooper (Phil), Ed Helms (Stu), Zach Galifianakis (Alan), Justin Bartha (Doug) se reúnem a Ken Jeong (Mr. Chow) e Heather Graham (Jade), para encerrar as aventuras dessas pessoas comuns que apenas deram o azar de estarem no lugar errado, na hora errada. Na verdade Jade volta para ajudar Alan a fechar seu ciclo e melhorar como pessoa, por ser o elo entre ele e seu filho, Tyler (o fofíssimo Grant Holmquist), que virou ícone do primeiro filme ao lado de Alan, como o bebê que ele carregou grande parte do filme.

A química entre o elenco é incrível, como era no primeiro filme e que fez com que o segundo não fosse um fracasso total. Ver os quatro amigos despedindo-se dessa parte de suas vidas é bem nostálgico até para aqueles que não são fãs da franquia. Mesmo que dessa vez Mike Tyson tenha ficado de fora, mas para compensar, Philips contou com o grande Goodman em seu filme e a talentosa participação de Melissa McCarthy em seu filme, como o par romântico (e perfeito) de Galifianakis.

Essa terceira parte não é tão boa quanto a primeira. Talvez a fórmula tenha se desgastado, mas ainda é uma divertida comédia amoral, feita para ser assistida sem preconceitos e má vontade. Com certeza vale a pena ir ao cinema uma terceira vez, pelo menos para se despedir do Wolfpack e do excelente Mr. Chow.

——

*Resenha publicada originalmente no site ALMANAQUE VIRTUAL em 29/05/2013

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s