FILME 140 > OBLIVION (2013)

oblivionposter

 

Por Raphaela Ximenes

Há um ditado que se aplica com perfeição a Hollywood “não se mexe em time que está ganhando”, parece que por lá, todos os estúdios, diretores, roteiristas e produtores levam essa máxima ao pé da letra e decidem seguir e copiar aqueles que acertam, com medo de ousar e fracassar. Assim, um fenômeno se repete já por um bom tempo em terras californianas, onde uma enxurrada de filmes baseados em livros, quadrinhos, outros filmes e por aí vai, invadiram a indústria cinematográfica norte-americana, deixando quase espaço nenhum para originalidade. É verdade que fãs de quadrinhos e dos livros agradecem solenemente as recentes produções, mas um roteiro original de vez em quando, não faz mal a ninguém.

Por isso que Oblivion (EUA, 2013) foi esperado com grande entusiasmo, principalmente por parte daqueles que amam ficção científica. E por mais que se afirme que é baseado em uma Graphic Novel, vale lembrar que é uma Graphic Novel criada pelo diretor e roteirista do filme, logo, ele baseou-se em sua própria ideia e a aperfeiçoou levando para a tela grande.

O diretor, roteirista e criador do argumento é Joseph Kosinki, que estreou no cinema dirigindo “Tron, o legado”, uma continuação do cultuado filme “Tron”. Sua perspectiva do mundo tecnológico, naquele filme, foi tão perfeita, que não se podia esperar menos de um filme com um universo maior e uma trama muito mais complexa.

Há 60 anos a Terra foi conquistada por alienígenas, e apesar de não existir mais quase nenhum recurso no planeta, ganhamos a guerra. Agora, os humanos que sobraram vivem em uma estação espacial na lua de Saturno, Titan. Na Terra ficaram alguns responsáveis por limpar os últimos resquícios dos alienígenas e obter os últimos recursos do planeta. Entre essas pessoas estão Jack Harper (Tom Cruise) e Victoria Olsen (Andrea Riseborough), que vivem na plataforma suspensa 49 e cuidam desse setor. Perto de terminar seu trabalho e finalmente poder ir viver em Titan, Jack resgata uma humana que estava em uma nave espacial que caiu. A mulher, Julia Rusakova (Olga Kurylenko) parece conhecer Jack, o que o leva a ter dúvidas sobre a vida que leva, sobre aqueles que estão em Titan e sobre quem ele realmente é. Ao conhecer o grupo rebelde liderado por Malcolm Beech (Morgan Freeman), Jack tem certeza que alguma coisa está muito errada.

Kosinski sempre quis levar sua Graphic Novel para o cinema, e quando dirigiu “Tron, O Legado”, a oportunidade apareceu com a Disney interessada em bancar o projeto. Mas a trama voltada para um público adulto, fez com que o estúdio desistisse, levando Kosinski voltar a estaca zero. Por fim a Universal Studios decidiu realizar o filme e Tom Cruise rapidamente se mostrou muito interessado em protagonizar a produção.

É impossível não notar muitos elementos comuns ao universo de Tron, nesse filme, que faz várias referências a filmes clássicos de Ficção Científica, começando pelo próprio “Tron”, continuando com “Matrix”, terminando com homenagens a “Guerra nas Estrelas” e o clássico de Stanley Kubrick, “2001, Uma Odisséia no Espaço”, sendo esses apenas algumas das milhares de homenagens e referências que o filme faz, provando a competência de Kosinski ao mostrar que é possível criar algo completamente novo a partir do que já existe, usando conhecimento e muita imaginação.

Oblivion é um filme que consegue se recriar através dos clássicos, abrindo um novo caminho para o cinema de ficção científica, misturando com muita competência cenas de ação inacreditáveis a uma trama complexa, que consegue se manter, criar reviravoltas e provar que ainda há vida inteligente e original em Hollywood.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s