CANNES 2012: “On The Road”, “Cosmopolis” e “Moonrise Kingdom”

Por Raphaela Ximenes

ON THE ROAD

Depois de muita especulação, modificações e brigas, finalmente “On The Road” de Jack Kerouac ganhou uma adaptação para o cinema, através das lentes de Walter Salles. Estrelado por Sam Riley (como Sal Paradise), Garrett Hedlund e a insosa Kristen Stewart.

Sua exibição dividiu a crítica, mas o consenso parece ser que é um bom filme. Muitos acreditaram que Salles se afasta muito da estética de Kerouac, deixando seu ego falar mais alto. Porém é complicado adaptar uma obra tão celebrada, cultuada e que inspirou tantas outras.

O que resta é esperar e conferir para poder ter uma opinião própria, já que, exatamente por acabar sendo controverso, ON THE ROAD deve chegar em breve às salas de cinema em todo o mundo.

COSMOPOLIS

Parece que nem Cannes fugiu da enxurrada de adaptações que assola Hollywood. Claro que uma adaptação realizada por David Cronenberg nem de perto significa falta de criatividade, já que COSMOPOLIS ganha roteiro e direção de Cronenberg, desde “eXistenZ”.

Mesmo com a polêmica escolha de Robert Pattinson como protagonista, COSMOPOLIS ganhou aplausos da crítica em Cannes exatamente pela mesma razão que ON THE ROAD foi recebido com reticências. Cronenberg faz leves modificações ao texto de Don DeLillo, o que para grande parte da crítica é uma dos grandes trunfos do filme, tornando-o mais uma excelente obra do diretor.

Elogios, elogios e mais elogios apenas tornam a ansiedade em ver COSMOPOLIS maior.

MOONRISE KINGDOM

Dirigido por Wes Anderson, um dos meus diretores favoritos, MOONRISE KINGDOM foi o filme de abertura da 65a Edição do Festival de Cannes esse ano,  recebido com muito entusiasmo pela crítica.

Mais uma vez Anderson se une ao clã Coppola, Roman Coppola é o roteirista e Jason Schwartzman está em seu elenco. O filme fala sobre um casal de pré-adolescentes que decide fugir juntos e mexe com a rotina de uma pequena cidade.

Pelas críticas e o muito que se discutiu, essa é mais uma genial comédia de Anderson, que parece ser muito controlador para conseguir o que quer. Felizmente o resultado até agora tem sido muito positivo.

A boa notícia é que MOONRISE KINGDOM está escalado para estrear até agosto por aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s