DIA 117 > 22.05.2012 > AN EDUCATION (2009)

Por Raphaela Ximenes

Estava olhando o histórico da diretora dinamarquesa Lone Scherfig e aí entendi porque gostei tanto de AN EDUCATION. Adoro alguns dos filmes anteriores dela, como “Italianos para Principiantes” e “Wilbur Decide Morrer”. Apesar do que ter me feito decidir assistir AN EDUCATION foi o fato de seu roteiro ser de Nick Hornby.

Combinando a sensibilidade de Scherfig com a bela trama de Hornby, esse é um filme que funciona muito bem, por tratar de forma sensível o fim da adolescência nos anos 60, combinado com o primeiro amor e sua perda.

Não há morte nesse filme, muito pelo contrário, ele é sobre recomeços. Sobre abrir mão do que se acredita e descobrir que mesmo que a vida não aconteça como desejamos, ela continua e pode ser melhor.

Em AN EDUCATION a fofa Carey Mulligan é Jenny, uma adolescente de 16 anos que sempre teve uma vida correta, de acordo com o que seu pai sonhou para ela, e está decidida a entrar em Oxford, numa época que poucas mulheres seguem uma carreira. Porém Jenny conhece David (Peter Sarsgaard), um homem bem mais velho, com uma vida interessante, que a faz refletir sobre seu futuro e se a vida que pensa em ter é um sonho seu ou de seus pais.

Apesar dos pais de Jenny aceitarem David com ressalvas, incomoda o quanto ela se afasta de seu objetivo para poder estar com o rapaz. Ao mesmo tempo que Jenny passa a frequentar um estilo de vida muito diferente do seu e bem sedutor. Claro que sua ingenuidade a leva a sofrer, não apenas por perceber que David não é o que ela idealizou, assim como a afasta de seu objetivo, que é poder estudar e trabalhar para poder ter esse estilo de vida sem precisar vivê-lo através de outro.

Os conflitos apresentados por AN EDUCATION são atuais, apesar de apresentados sob a ótica de uma menina de 16 anos dos anos 60. Hornby mostra que amadurecer é um processo sofrido, tanto para Jenny quanto para seus pais, que precisam deixa-la cometer seus erros para poder aprender e crescer com eles.

É um filme que fala de amor, família, amadurecimento e tudo mais que envolve esse processo de uma forma sensível.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s