DIA 114 > 18.05.2012 > GET THE GRINGO (2012)

Por Raphaela Ximenes

Primeiro preciso confessar que odeio o Mel Gibson. Ele é machista, antissemita, preconceituoso e babaca em último grau. Mas, é um babaca que sabe escolher as produções nas quais atua, sendo um desses exemplos o filme GET THE GRINGO.

Adrian Grunberg estréia como diretor com GET THE GRINGO, mostrando que tem potencial, principalmente para ação e humor negro.  Observando a carreira de Grunberg, está lá em seu currículo que ele foi assistente de direção de “Traffic” de Soderbergh, de “Chamas da Vingança” de Tony Scott e “Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme” de Oliver Stone. Com “professores” como esse é compreensível que sua primeira realização seja de qualidade.

GET THE GRINGO é sobre o personagem de Mel Gibson, que não tem nome, sendo perseguido por policiais do México e dos EUA na fronteira entre os dois países. Pego, ele vai parar em uma prisão mexicana que mais lembra uma favela, do que uma prisão. Observando a dinâmica do lugar, o “gringo” passa a entender quem manda em quem ali dentro, ao mesmo tempo que se aproxima de um menino de 9 anos e sua mãe (ex-traficante), que estão envolvidos em um esquema obscuro para salvar a vida do preso mais importante dali, que controla a prisão e seus guardas. Percebendo que não sobreviverá muito tempo ali dentro, assim como seus protegidos, o gringo decide fazer o que sabe bem, enganar todos e cair fora.

Claro que há crítica social, é impossível falar sobre sistema carcerário em qualquer lugar do mundo sem criticar, mas GET THE GRINGO exagera bastante na ambientação, aumentando o volume e deixando lugar para o humor negro, cenas antológicas e uma violência ao melhor estilo Robert Rodriguez. Além de um texto divertido, recheado de citações a outros filmes do gênero e muita verborragia, que combina perfeitamente com Gibson.

GET THE GRINGO estreou hoje nos cinema e é uma ótima pedida para quem quer fugir do tempo ruim e apenas se divertir com um bom filme de ação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s