DIA 113 > 02.05.2012 > THE RUNNING MAN (1987)

Por Raphaela Ximenes

Quando soube sobre o filme The Hunger Games achei o argumento bem parecido com o de THE RUNNING MAN. Mas acabei vendo o novo sucesso adolescente no cinema e esqueci um pouco sobre o filme do Schwarzenegger. Só que nesse fim de semana, de molho em casa, acabei revendo THE RUNNING MAN na televisão e percebi que tem muita coisa em comum sim, mas de uma forma positiva.

Acho que é impossível para as pessoas da minha geração, que cresceram cercadas por referências e na época em que a cultura pop estourou, não serem influenciadas por esse mundo. Por isso vejo The Hunger Games como uma homenagem de Suzanne Collins ao mestre Stephen King, responsável pelo conto que inspirou o filme.

Mas, gostaria de deixar bem claro que a única semelhança entre os dois filmes é o fato de pessoas, no futuro, serem escolhidas para lutarem em uma “arena” por suas sobrevivências, dentro de um sistema de governo totalitário.

Em THE RUNNING MAN, Arnold Schwarzenegger é um policial, Ben Richards,  que não concorda com a maneira como as coisas funcionam em seu mundo e acaba sendo incriminado injustamente por um crime que não cometeu. O ano é 2019 e os EUA está sob um governo totalitário, que aboliu as prisões e os prisioneiros participam de programas de televisão onde devem lutar por suas sobrevivências. Ben acaba no programa The Running Man, um dos de maior audiência, onde é solto em uma arena, sem nenhuma arma, e deve lutar contra mercenários invencíveis e armados.

O que mais chama atenção no filme é o fato de ainda ser tão atual, a crítica social sobre o que vem acontecendo com o mundo, parece, infelizmente, mais parecida com o mundo que vivemos. Ao mesmo tempo é divertido notar a tecnologia usada no filme, como a do futuro, além da estética exagerada dos anos 80.

Por fim, THE RUNNING MAN é um filme que vale a pena ser redescoberto, como eu o fiz, inclusive para lembrar da época quando o Schwarzenegger era divertido. Para quem nunca viu, corre agora pra locadora!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s