DIA 104 > 20.04.2012 > WATCHMEN (2009)

Por Raphaela Ximenes

Acho que WATCHMEN foi um dos filmes de super-heróis mais sombrios que já vi. (Os novos da franquia do Batman não contam, porque eles estão em um outro patamar de filmes incríveis e vão muito além dos filmes de super-heróis). Fui ver meio sem conhecer a estória deles e saí do cinema muito feliz em passar a conhecer.

O que mais gostei de WATCHMEN foi o fato de acontecer em 1985, mas em um 1985 alternativo e por isso mesmo sem as chatices do politicamente correto. Esses vigilantes existiam desde 1938, onde o primeiro grupo chamava Minutemen, que na verdade eram pessoas vestidas com fantasias de super-heróis e combatima o crime com o aval do Governo e da polícia. O problema é que anos depois, o Dr. Manhattan usa seus poderes para ajudar os EUA a vencer a Guerra do Vietnam, assim mantendo Nixon no poder. Ao mesmo tempo a União Soviética decide criar um programa semelhante ao norte-americano, o que culmina em uma guerra nuclear. Esse evento leva a população e governo a se virarem contra os Watchmen, ficando apenas Dr. Manhattan e o Comedian trabalhando para o governo. Porém com o assassinato do Comedian leva a uma investigação e um resultado bem mais sinistro do que o esperado.

Adoro “brincar” de realidade alternativa e WATCHMEN faz isso com muita propriedade, mostrando que nem sempre o bem pode acarretar em um bem maior. Além das idéias de conspiração, que alimentam o filme e deixam quem estar assistindo duvidando de todos. Misturado a tudo isso, personagens com sérios problemas pessoais a serem resolvidos, além da sede de vingança de Rorschach, talvez o personagem mais interessante de todo o filme.

Com 3 horas de duração, o filme WATCHMEN consegue transportar com detalhes incríveis os 12 volumes da saga em HQ. Para os iniciados é fichinha. para os que tem curiosidade em ver é uma interessante viagem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s