DIA 83 > 30.03.2012 > A DANGEROUS METHOD (2011)

Por Raphaela Ximenes

A outra estréia desse fim de semana é o filme  A DANGEROUS METHOD, que discute, sob a ótica do diretor David Cronenberg, os primórdios da psicanálise e o relacionamento entre Freud e Jung.

Partindo do momento em que Jung (Michael Fassbander) decide utilizar o nova cura através da conversa, que ganha o nome de psicanálise por Freud (Viggo Mortensen), Cronenberg analisa por si os pais da psicanálise. Baseado na peça “The Talking Cure” e no livro “A Most Dangerous Method”, o filme adiciona um terceiro fator a equação, Sabina Spielrein (Keira Knightley, em uma atuação exagerada, quase caricata), como contraponto entre a psicanálise de Freud e a psicologia de Jung.

Não há dúvida nenhuma da influência da psicanálise em todos os filmes de Cronenberg, mas em A DANGEROUS METHOD, ele torna-se explícito, onde Freud e Jung duelam na tela, em primeiro lugar para provar ser a psicanálise uma ciência séria e importante para ser levada em consideração. Um método mais eficaz no tratamento de doenças mentais. Freud enxerga Jung como seu sucessor natural, e o médico suíço aceita a tarefa e acredita quase que cegamente em seu mentor. Mas ambos são humanos, passiveis de erros, o também os afasta, ironicamente, levando cada um a seguir suas próprias ideias, que na verdade são complementares.

Não é a melhor ideia para uma sexta a noite ou para relaxar a cabeça em um fim de semana, já que  A DANGEROUS METHOD é um filme denso sobre os homens responsáveis por todas as discussões existentes, desde então, dentro da literatura e do cinema, sobre o comportamento humano, sua psique e tudo mais que envolva esse assunto. Porém, é um filme que deve ser visto com certeza.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s