DIA 79 > 26.03.2012 > APOLLO 18 (2011)

Por Raphaela Ximenes

Um pouquinho de suspense no espaço para animar a segunda-feira.

APOLLO 18 fez muita gente torcer o nariz, mas sempre que alguém consegue realizar um filme de ficção científica de baixo orçamento e mesmo assim acaba sendo bacana, eu admiro. Numa época em que imperam as super produções, bato palma para filmes como esse, que conseguem alguma atenção para si por apostar na criatividade.

Totalmente baseado na “Escola Bruxa de Blair de Cinema”, APOLLO 18, Dirigido pelo espanhol Gonzalo López-Gallego, parte quase que da mesma premissa.  Em 1973 a missão Apollo 18 foi um fracasso, ao terminar causando a morte dos três astronautas participantes. Alguns anos depois, as imagens feitas por esses astronautas foram encontradas e revelaram fatos bem assustadores sobre o que realmente haveria na Lua. Além do bom argumento criado por Brian Miller, APOLLO 18 também chama atenção por ter sido realizado quase que basicamente com câmeras subjetivas, contando a história apenas do ponto de vista dos dois astronautas que estão pesquisando a Lua.

Voltando ao passado, a estética do filme é baseada na qualidade dos equipamentos da década de 1970, quando as câmeras portateis eram de filmes super 8. Além das câmeras usadas pela NASA, para documentar suas missões, que conseguiam imagens não muito nítidas, repletas de estática e sem muita sincronia com o som. Todas essas dificuldades criam uma atmosfera angustiante. O pequeno módulo lunar é a princípio aconchegante e um bom refúgio contra a aridez da Lua, que transforma-se num local clautrofóbico conforme a tensão da trama aumenta.

APOLLO 18 pode não agradar muita gente, o que eu não entendi porque. Não sei exatamente o que as pessoas esperam de um filme de suspense, além do suspense. Enfim, o filme me agradou, me deixou tensa e recomendo para quem tiver curiosidade e quiser conferir.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s