DIA 76 > 23.03.2012 > HABEMUS PAPAM (2011)

Por Raphaela Ximenes

Outra opção para o cineminha de fim de semana, principalmente para aqueles que querem fugir da muvuca de um blockbuster em fim de semana de estreia, ou apenas porque realmente não curte o gênero “filme baseado em best seller”, é a nova obra de Nanni Moretti, HABEMUS PAPAM.

A imaginação é também a principal inspiração desse filme, que discute qual o papel da Igreja Católica no mundo de hoje. O filme começa com a escolha de um novo Papa, pelo Conclave. O Cardeal Melville é o escolhido, mas não consegue se apresentar ao povo, porque tem dúvidas sobre se conseguirá desempenhar papel tão importante.

HABEMUS PAPAM imagina como deve ser ter de uma hora para outra uma responsabilidade tão importante, quanto a de ser o representante maior de uma religião que já foi poderosa e que atualmente perde força e parece desgastada. Moretti representa um psicanalista que tenta ajudar o Papa e acaba preso no Vaticano até que alguma solução surgisse. Ele é a voz da razão em um mundo que acredita que o destino de todos é regido somente pela fé.

Outra interessante discussão que o filme abre é a de que o Papa na verdade seria um ator representando o papel mais importante dentro da Religião Católica, onde ele deve “vendê-la” da melhor forma possível. O próprio Melville confessa que seu sonho sempre foi ser ator de teatro, mas que nunca conseguiu.

Um filme leve, com momentos engraçados, mas que discute a religião que já foi a mais poderosa do mundo de forma crítica. Onde abre espaço para a reflexão, se no mundo atual, um homem comum está preparado para, segundo ela, ser o representante mais importante de Deus entre os homens. Principalmente em um mundo onde a fé anda cada vez mais escassa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s