FILME 64 > THE AWAKENING (2011)

Por Raphaela Ximenes

Adoro filmes de terror. Alguns por brincarem com o medo, outros por homenagearem o cinema clássico de terror, com fantasmas, suspenses e cenário gótico. Por essas últimas razões que gostei do suspense dramático THE AWAKENING, que volta á década de 20, na Inglaterra pós-guerra, para discutir o sobrenatural, o medo da morte e fantasmas do passado.

THE AWAKENING começa com Rebecca Hall (de “Vicky Cristina Barcelona”) como com a escritora Florence Cathcart desmascarando um grupo de falsos médiuns durante uma sessão espírita. Ambientado em 1921, Florence acredita que esse desespero das pessoas por buscar respostas no Além pode estar diretamente relacionado com os traumas deixados pela Primeira Guerra Mundial, criando uma histeria coletiva e dando margem aos trambiqueiros. Pela seriedade com a qual trata o assunto, a escritora é procurada por Robert Mallory (Dominic West), um professor de uma escola para meninos do interior da Inglaterra e pede que Florence vá até a escola para descobrir se a aparição que tem sido vista por lá é verdadeira ou imaginação dos meninos. Florence aceita o convite e decide passar um tempo observando a escola, onde conhece a governanta Maud (Imelda Stauton) e descobre um pouco mais sobre si mesma.

Com uma belíssima direção de arte e excelentes atuações, o filme também conta com uma trama inteligente combinada com clássicos cenários sombrios, lembrando a estética dos filmes do genêro da década de 20 e 30. Porém, THE AWAKENING pode não agradar àqueles que esperam por um filme recheado de sustos fáceis e um roteiro acessível. Ele é um filme lento, com muitas facetas e com um enfoque maior nas atuações, resultando em um grande filme.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s