FILME 63 > INNI (2011)

Por Raphaela Ximenes

Voltando aos filmes que vi durante o Festival do Rio ano passado, talvez o que mais tenha me tocado foi o documentário INNI sobre a banda islandesa Sigur Rós. Realizado de uma forma completamente diferente, o documentário deixa claro que a melhor maneira de “falar” sobre Sigur Rós é mostrando sua música e como ela é executada, levando o público a descobrir a banda por si mesmo.

Como fã da banda, reconheço que sua música não é convencional, assim como não é esse documentário. Por isso convido a quem gosta de descobrir novos sons e ter novas experiências a assistir INNI. Dirigido por Vincent Morisset, que já havia passado pela mesma experiência com a banda Arcade Fire, ao realizar o documentário “Miroir Noir”, agora Morisset monta uma experiência visual que condiz com a música criada pela Sigur Rós. Em 2006 a banda saiu em turnê e tudo foi documentado, surgindo o filme “Heima”, lançado em 2007, a partir dele o diretor criou sua obra que, na verdade, é uma tradução visual do que a banda é capaz de produzir.

Filmado em preto e branco, com pouquíssimas imagens de bastidores, INNI, que significa dentro, é sem dúvida nenhuma um retrato introspectivo de uma banda que não tem definição. Nos primeiros minutos de projeção, vemos os integrantes do Sigur Rós sendo entrevistados por um locutor de uma rádio norte-americana em Nova Iorque. O locutor pergunta a eles se quando a banda surgiu, o “som” deles era mais comercial e se então eles decidiram partir para algo mais experimental. A resposta é o silêncio. Partindo desse silêncio, Morisset mostra a Sigur Rós no palco, filmada em preto e branco, durante dois dias de show em Reykjavik, em 2008, última vez que a banda se apresentou.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s