FILME 60 > MUJERES AL BORDE DE UN ATAQUE DE NERVIOS (1988)

Por Raphaela Ximenes

Na véspera/dia Internacional da Mulher, resolvi usar meus clássicos das quartas para um pequena homenagem e aproveitar para falar sobre o filme mais famoso do diretor que mais admiro. MUJERES AL BORDE DE UN ATAQUE DE NERVIOS marca o ápice da carreira de Almodóvar e resume com perfeição o seu universo, que sempre girou em torno da mulher.

Nele Carmen Maura é Pepa, uma dubladora, que é abandonada pelo amante. Desesperada Pepa pensa em morrer. Queima a cama (em uma das cenas mais antológicas do filme), bate no liquidificador Gazpacho com calmantes e por fim decide ir atrás dele por uma explicação. Confronta a esposa (Julieta Serrano) e o filho, Carlos, (Antonio Banderas), o que acarreta em uma enorme confusão. Ao mesmo tempo sua melhor amiga, Candela (Maria Barranco), está fugindo da polícia porque se envolveu com um terrorista e decide se esconder no apartamento de Pepa. Além de tudo, Pepa está vendendo seu apartamento, que é visitado por Carlos e sua noiva, Marisa (Rossy De Palma).

MUJERES AL BORDE DE UN ATAQUE DE NERVIOS rendeu um Oscar a Almodóvar e é o filme que o tornou famoso no resto do mundo. Apesar de sua trama louca, é um de seus filmes mais comerciais, mas que pra mim é a essência de quem ele se tornou como diretor. As cores fortes do cenário. As roupas modernas de Pepa e Candela, tudo no filme tem uma forte influência da cultura pop dos anos 80. Já os desencontros de Pepa e as situações absurdas em que se encontram os personagens secundários é a paixão de Almodóvar por Hollywood demonstrando-se em um filme que poderia ter sido de Billy Wilder. Mas o sonho erótico de Marisa, onde ela acorda dizendo que acha que perdeu a virgindade, isso é Almodóvar sendo Almodóvar e não abrindo mão de suas raízes.

MUJERES AL BORDE DE UN ATAQUE DE NERVIOS é uma belíssima homenagem do diretor que mais entende a alma feminina, para todas as mulheres do mundo. Colorido, alegre, dramático, romântico, desesperado e sensual, nada define melhor nosso estado de espírito do que ele.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s