FILME 58 > WOODY ALLEN A DOCUMENTARY (2011)

Por Raphaela Ximenes

Em WOODY ALLEN A DOCUMENTARY, enquanto discutem o filme “Manhattan”, aparece Martin Scorsese comentando que achou o filme muito bonito mas, que para ele, aquele sempre pareceu um filme estrangeiro, sobre uma outra cidade, já que a Nova Iorque dele é bem diferente. Na tela, cenas de “Manhattan” ao lado de cenas de “Taxi Driver” e “Goodfellas”. É verdade, a Nova Iorque de Woody Allen não é a mesma de Scorsese, o jovenzinho sonhador e engraçado do Brooklyn, acabou tornando-se um grande comediante e um genial e cultuadíssimo diretor de cinema.

Não precisa ser muito fã de Woody Allen pra saber o quanto ele é reservado e completamente averso ao mainstream. Muito fechado, a frase mais proferida no documentário é o quanto todos os atores que trabalharam com ele, sempre o desejaram ao mesmo tempo que temiam. Por isso a surpresa de Robert B. Weide, quando Allen aceitou dar entrevistas e ainda abriu sua casa para que ele realizasse WOODY ALLEN A DOCUMENTARY. Com certeza Allen não se arrependeu.

Weide conversa com Allen, sua irmã Letty e pessoas que trabalharam com Allen desde o início, como Charles H. Joffe, Jack Rollins e Diane Keaton. São 3 horas, divididas em duas partes, conversando sobre a longa e produtiva carreira de Allen. As comédias, os romances, os dramas e até forma como ele conseguiu retratar outras cidades, como Londres, Paris e Barcelona, com o mesmo amor que sempre teve por sua Nova Iorque.

WOODY ALLEN A DOCUMENTARY é um episódio do programa “American Masters”, no ar através do canal norte-americano PBS, desde 1983. Exibido em duas partes em novembro de 2011, agora está disponível em DVD nos EUA. Se algum canal brasileiro o exibirá ou se pelo menos o DVD será lançado por aqui, ainda é um mistério. Nos resta torcer que sim, porque ele é um documento completo sobre um dos maiores diretores do cinema atual.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s