FILME 56 > FROM THE SKY DOWN (2011)

Por Raphaela Ximenes

Reconheço que o U2 é minha segunda paixão musical, logo atrás dos Beatles. Lembro que foi “Rattle and Hum” o responsável por esse amor por Bono e companhia. Por isso decidi hoje, um sábado, indicar como filme do dia o documentário FROM THE SKY DOWN, sobre como o U2 criou o tão comentado e controverso álbum, “Achtung Baby”, que completou 20 anos em 2011. Um pouco de música para alegrar o fim de semana.

O documentário “Rattle and Hum”, acompanha a primeira turnê do U2 pelos EUA e mostra a transformação de uma banda quase desconhecida, vinda da Irlanda, em uma mega banda admirada em todo o mundo, em 1988. Três anos depois o U2 se encontrava em uma encruzilhada e subvertendo tudo que um dia construiu,  lançou o album “Achtung Baby”, em1991.

Não é preciso ser um grande conhecedor da carreira do U2 para perceber que o “Achtung Baby” foi o divisor de águas para a banda, o album que os catapultou para o status de mega estrelas do mundo do rock. Por isso, em 2011, ano em que  o “Achtung Baby” completou 20 anos, foram relançados o album (remasterizado e “revisto” pela banda), um album de covers, onde outros artistas regravaram todas as canções do “Achtung Baby” e o documentário FROM THE SKY DOWN, dirigido por Davis Guggenheim, o mesmo responsável pelo documentário “It Might Get Loud” de 2008, que conta com a participação de The Edge.

Para celebrar e refazer o “Achtung Baby”, o U2 voltou até Berlim, onde gravou pela primeira vez o album. Ali é o ponto de partida para que Guggenheim, Bono e os outros integrantes da banda relembrem como tudo começou, como a banda se desenvolveu e chegou naquele ponto no fim da década de 80. Imagens de arquivo, material inédito do “Rattle and Hum”, se misturam a imagens mais recentes, ilustrando o que na verdade é uma conversa interessante entre eles, contando toda a trajetória do U2 até chegar onde estão hoje.

O que poderia ser apenas um simples passeio pela memória da banda, se revela muito mais do que isso. FROM THE SKY DOWN mostra que o U2 era uma bomba prestes a explodir e não apenas no aspecto positivo, onde a bada iria estourar e ganhar o estrelato, mas sim em relação ao relacionamento entre seus quatro integrantes. Quatro egos em colisão, totalmente perdidos no meio de todo o sucesso, querendo sobreviver à nova realidade sem perderem a essência da banda. Sair da Irlanda, gravar um album de sucesso nos EUA foi demais para eles, que só perceberam o quanto haviam se afastado do propósito inicial ao retornarem ao ponto de partida.

 Egos feridos, pressão da mídia, boatos sobre brigas e possível fim da banda, eram os sentimentos que rondavam Bono, The Edge, Adam e Larry quando chegaram a Berlim em 1990. Uma cidade que passava por transformações também. A Alemanha parecia ser um bom novo ponto de partida por trazer novas experiências, tanto musical, quanto social. Em FROM THE SKY DOWN, diretor, banda e todos aqueles que já participaram do processo criativo do U2, montam um retrato sem retoques de uma banda que havia alcançado o mais alto degrau, mas tropeçou, quebrou-se e finalmente conseguiu juntar os pedaços, resultando em um dos albuns mais emblemáticos da década de 90. Não é preciso ser fã do U2 para entender a import6ancia documental desse filme sobre o album do U2 que com certeza, para sempre, fará parte da história do rock.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s