FILME 54 > ANOTHER EARTH (2011)

Por Raphaela Ximenes

Mais um filme do Festival do Rio do ano passado que me impressionou. Ganhador do Júri Especial de Sundance de 2011, ANOTHER EARTH é desses filmes que acaba, mas vai com você pra casa. Impossível de assistir e permanecer indiferente ao que acabou de acontecer na tela. Não é um filme de fácil assimilação, por seu tema forte e a tristeza que envolve os personagens.

Nele, Rhoda (Brit Marling) está voltando de uma festa onde foi comemorar por ter sido aceito no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts). Com 17 anos e bêbada, Rhoda se distrai com um ponto azul no céu e acaba batendo em um carro, na volta para sua casa. Como consequência do acidente, morrem uma mulher e uma criança. O motorista, John Burroughs (William Mapother) entra em coma e Rhoda vai presa, passando 4 anos na cadeia. Torturada pela culpa, quando sai da cadeia, ela não consegue mais pensar em um bom futuro e decide trabalhar como faxineira em uma escola. John, que era um músico brilhante, desiste de viver e apenas passa os dias dormindo e sofrendo a perda precoce de sua família. Enquanto isso, no céu surge uma outra Terra. Um planeta exatamente igual ao nosso. Rhoda se aproxima de John e ao mesmo tempo é escolhida para conhecer a “outra” Terra. Ela pode ir e deixar para trás seu passado triste ou enfrentar sua dor e confrontar John.

Muito mais do que uma reflexão sobre as escolhas da vida e destino, ANOTHER EARTH mostra que o ser humano é passível dos erros mais absurdos e que nem sempre há um vilão por trás das tragédias da vida. Rhoda e John foram unidos por uma coincidência trágica, que pode ou não ser amenizada através de uma nova vida nesse outro planeta. O problema é saber se realmente uma segunda chance pode realmente significar deixar tudo pra trás.

Um dos filmes mais bonitos que já vi, com atuações tocantes e uma direção de arte belíssima. Procure saber sobre esse filme e tente assisti-lo, porque é uma experiência imperdível.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s