FILME 52 > THIS MUST BE THE PLACE (2011)

Por Raphaela Ximenes

THIS MUST BE THE PLACE foi uma boa surpresa pra mim ano passado, durante o Festival do Rio. Escolhi ver por causa do Sean Penn, sem saber muito sobre o diretor ou ter lido qualquer palavra sobre o filme. Adorei. Além do título ser inspirado numa música do Talking Heads, que faz uma participação especialíssima, tem o Sean Penn mais uma vez provando seu talento. Depois descobri que alguns também gostaram desse filme e que outros torceram o nariz, achando uma enorme besteira. Mas essa é a graça do cinema, não? Ser completamente subjetivo, onde um filme que toca a gente, pode passar completamente desapercebido para outra pessoa.

A trama de THIS MUST BE THE PLACE gira em torno de Cheyenne (Penn), um cantor gótico, de enorme sucesso dos anos 80, que agora vive recluso em sua casa na Irlanda. Casado, Cheyenne parece deprimido 24 horas por dia e sua melhor amiga é uma adolescente, também gótica, que conhece toda a carreira do cantor. Ao descobrir que seu pai está perto de morrer, Cheyenne decide ir até os EUA para vê-lo mais uma vez, mas chega tarde demais. Cheio de culpa o cantor decide procurar o nazista que torturou seu pai e que agora também vive nos EUA.

Obviamente que na busca do algoz de seu pai Cheyenne acaba descobrindo mais sobre si mesmo e como lidar de forma melhor com a vida. Sim, é um tema batido, que leva a um desfecho esperado, mas a graça do filme é brincar com os ídolos dos anos 80, mostrar como toda juventude é frágil e como amadurecer é a parte mais dolorida da vida. Claro que Sean Penn é o maior trunfo do filme, que tenho dúvidas se funcionaria tão bem sem ele. Com uma cabeleira negra desgrenhada no melhor estilo Robert Smith (The Cure), usando maquiagem e preto o tempo todo, ele poderia ser completamente caricato, mas acaba nos convencendo que poderia ter sido assim a vida inteira, nós que nunca percebemos.

THIS MUST BE THE PLACE estreia nos cinemas, no Brasil, no dia 04 de maio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s