FILME 42 > RIO (2011)

Por Raphaela Ximenes

Em homenagem ao Carnaval o filme do dia é a fofíssima animação do Carlos Saldanha, RIO. Colorido, vibrante e alegre, como a cidade, RIO é uma divertida homenagem ao espírito carioca, representado muito bem pelos amigos da ararinha azul, que encontra seu lar na Cidade Maravilhosa.

Blu caiu do ninho ainda filhote e acaba nas mãos de contrabandistas de aves raras. Alguns anos depois vemos Blu vivendo em uma cidade fria nos EUA, muito longe do calor do Rio de Janeiro, mas aparentemente feliz ao lado de sua dona, que vive para ele. Um dia um especialista em aves brasileiro pede a Linda que leve Blu até o Rio de Janeiro, no Brasil, porque ele é o último macho de sua espécie e deve acasalar com a última fêmea. Algumas coisas saem errado e Blu acaba solto pela cidade ao lado de Jewel e outros pássaros divertidos.

Totalmente voltado para o público estrangeiro, RIO consegue agradar os brasileiros, sem que se sintam violentados por preconceitos comuns em filmes do gênero. Óbvio que ser criado e dirigido por Carlos Saldanha ajudou muito que o filme conseguisse ser realizado com bom senso. Ele equilibra boas doses de cores e música para os estrangeiros, sem constranger que vive na cidade em seu dia-a-dia.

Se você ainda não viu RIO, talvez por medo de ser essa mais uma produção que mostra um Rio de Janeiro estereotipado, bem é verdade que tudo ali é um pouco exagerado, mas não a ponto de aborrecer. RIO é uma bela homenagem a cidade, se você conseguir também deixar seu preconceito de fora.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s