FILME 39 > WAR HORSE (2011)

Por Raphaela Ximenes

É verdade que a proposta do tumblr “366 Filmes” é ser um lugar onde eu comentaria sobre filmes que vi, de preferência os que gostei, para poder indica-los a quem os quisesse assistir. Mas, também decidi, durante essa época, assistir e comentar sobre os filmes que estão concorrendo ao Oscar, com isso descobrindo pérolas que foram injustiçadas. Porém, acredito que a partir do momento em que me propus a discutir alguns concorrentes ao Oscar desse ano, não importando qual a categoria, também acredito ser importante tentar comentar sobre todos os indicados ao prêmio de Melhor Filme. Assim, até agora já consegui ver oito dos indicados, entre eles o tão comentado WAR HORSE

E por que toda essa introdução antes de comentar sobre esse filme? Porque entre os oito filmes que já assisti, esse foi o único que não me agradou, mas mesmo assim, sinto que ele deve fazer parte desse tumblr. 

WAR HORSE é um filme hiper dramático, onde o fim fica muito claro desde sua primeira cena. Um desfile de clichês de filmes de guerra combinado com os clichês de dramas familiares, tornam o filme chato. Spielberg parece ter criado uma cartilha chamada “emocione seu público em alguns passos” e a seguiu passo a passo. Tudo é tão bem ajustado, os acontecimentos ocorrem tão dentro do esperado, que mesmo nos momentos de maior emoção não há sentimento.

Ambientado no período da Primeira Guerra Mundial, WAR HORSE segue a trajetória de um cavalo, desde seu nascimento, sua vida em uma fazenda no interior da Irlanda e sua venda para o exército britânico, onde começa sua aventura. Paralelo a isso, existe o menino, filho do fazendeiro que compra o cavalo, que se apega ao animal e acaba indo para a Guerra para consegui-lo de volta. O que poderia ter sido um grande filme sobre a Primeira Guerra Mundial, acaba sendo um filme piegas, lotado de situações “montadas” e que no fim mais irrita do que emociona. 

Vale a pena ver WAR HORSE? Apenas como constatação de que quando o Spielberg erra, ele erra feio. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s