FILME 37 > ALBERT NOBBS (2011)

Por Raphaela Ximenes

Viola Davis, a favorita a ganhar o Oscar esse ano, fez um trabalho primoroso em “The Help”, mas é preciso reconhecer que esse ano a concorrência está bem acirrada. Primeiro Meryl Streep como “The Iron Lady”, para variar, está perfeita. E Glenn Close, como o estranho garçom Albert Nobbs, também está magnífica, deixando as opiniões bem divididas.

Baseado em um conto do escritor irlandês, George Moore, Close está desde o fim da década de 80 tentando levar para a tela do cinema o papel que interpretou no teatro em 1982. Com roteiro co-escrito por ela, ALBERT NOBBS, mostra que a espera valeu a pena. 

O filme faz um retrato bem realista da Irlanda do fim do século XIX. A dificuldade para conseguir um bom emprego, a vida difícil de uma mulher solteira e sozinha, para conseguir se sustentar e como a Irlanda tentava manter o nível de vida da Inglaterra. 

Albert Nobbs (Glenn Close) é o melhor garçom do Hotel em Dublin. Muito reservado, na verdade ele guarda um segredo, ele é uma mulher, que passou a vestir-se como homem para sobreviver e conseguir melhores empregos. Um dia Nobbs conhece Hubert, um homem que vai fazer um trabalho no hotel e acaba descobrindo o segredo de Nobbs. Porém Hubert (Jane McTeer, concorrente a Melhor Atriz Coadjuvante) revela a Nobbs que partilha do mesmo segredo. Menos temeroso por sua vida, percebendo que um dia pode ter uma vida mais normal, Nobbs passa a ter mais esperança em relação ao seu futuro, mas não percebe que sua ingenuidade pode estragar tudo. 

ALBERTO NOBBS é um filme difícil, que levanta várias questões em relação ao papel da mulher e sua sexualidade no século XIX, deixando a discussão aberta para percebemos o que realmente mudou agora, dois séculos depois.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s