FILME 34 > EXTREMELY LOUD AND INCREDIBLY CLOSE (2011)

Por Raphaela Ximenes

O escritor Jonathan Safran Foer consegue falar sobre assuntos pesados com muita delicadeza. Não é atoa que seus dois livros acabaram inspirando filmes. O primeiro, “Uma Vida Iluminada” (Everything is Illuminated), ganhou uma adaptação belíssima em 2005, que até hoje arranca elogios de quem assiste. Agora seu livro EXTREMELY LOUD AND INCREDIBLY CLOSE* chega aos cinemas e ainda concorre ao Oscar de Melhor Filme.

Dirigido por Stephen Daldry, o mesmo de “As Horas”, “O Leitor” e “Billy Eliot”, o filme conta a história do jovem Oskar Schell (Thomas Horn), de apenas 9 anos. Oskar perde o pai (Tom Hanks), de quem era muito próximo, no ataque as Torres Gêmeas em 11 de setembro de 2001. Um ano depois Oskar descobre uma chave escondida em um vaso, entre as coisas de seu pai e decide sair por Nova Iorque em busca do que abre aquela chave. Em sua busca Oskar fica amigo de um senhor (Max Von Sydow) que mora no apartamento de sua avó.

Thomas Horn, o jovenzinho que interpreta Oskar, conquista o público com poucos minutos de filme. Seus enormes olhos azuis e seu rosto muito expressivo, mostram que Thomas está no filme certo e muito a vontade entre grandes estrelas como Von Sydow, Viola Davis, Tom hanks, Sandra Bullock e John Goodman. Thomas ganhou a versão para crianças do programa norte-americano “Jeopardy!” e conseguiu o papel de Oskar, mostrando que tem talento além de inteligência. 

Outro grande destaque do filme é Max Von Sydow, como um senhor que não fala desde um trauma que viveu durante a Segunda Guerra Mundial. Von Sydow segue Oskar em sua aventura por Nova Iorque e mostra porque foi indicado como concorrente a Melhor Ator Coadjuvante. 

EXTREMELY LOUD AND INCREDIBLY CLOSE é um filme forte, sobre a perda de uma criança e sua tentativa de compreender e aceitar o que aconteceu. Um assunto triste, muito pesado, que é tratado com toda a sensibilidade e delicadeza que deve ser, sem tornar-se piegas ou extremamente dramático. 

*Estréia no Brasil dia 23 de fevereiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s