FILME 33 > THE ARTIST (2011)

Por Raphaela Ximenes

Amanhã estréia nos cinemas o filme concorrente ao Oscar, mais aguardado pelo público, THE ARTIST. Produção francesa, dirigida por um francês e que tem como casal principal dois atores franceses, é, no mínimo, curioso saber que esse é o filme favorito a ganhar o Oscar de Melhor Filme, um prêmio extremamente ufanista. O mais engraçado é que para ser concorrente ao Oscar, o filme deve ser falado em inglês. Certo. Só que THE ARTIST é um filme mudo, uma das razões que o fez chamar atenção de todos. 

Porém quando se assiste THE ARTIST fica muito claro que ele conquistou o público norte-americano, crítica e todos os demais, porque ele é um filme “para americano ver”. THE ARTIST homenageia o cinema, a arte, mas seu ponto de vista é o de Hollywood. Realizado em preto e branco, o filme discute o fim do cinema mudo e o nascimento do cinema falado, que para muitos era considerado uma atrocidade. Talvez a mesma discussão que atualmente acontece em relação aos filmes realizados em 3D. 

Nele Jean Dujardin é George Valentin, um famoso ator do cinema mudo, que arrasta multidões aos cinemas. Uma das moças (Bérénice Bejo) que fazia ponta em um dos filmes de Valentin, acaba virando a porta-voz do novo cinema, o que agora fala.

THE ARTIST acompanha a trajetória de Valetin, da glória para o esquecimento, homenageando o cinema como arte, costurando o clássico hollywoodiano a aspectos do cinema mudo alemão da década de 20. 

Com uma trilha sonora que pontua perfeitamente o filme, sem se sobressair a ele, e uma direção de arte impecável, THE ARTIST é um filme imperdível para os amantes do cinema. Ah, e ele é “falado” em inglês sim. Suas cartelas originais são em inglês. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s