FILME 31 > LES FEMMES DU 6ÈME ÉTAGE (2010)

Por Raphaela Ximenes

Mais uma deliciosa comédia francesa, dessa vez com um tempero espanhol. Philippe Le Guay homenageia com muita graça a década de 60 e toda sua ebulição com o filme LES FEMMES DU 6ÈME ÉTAGE

Nele Jean-Louis (Fabrice Luchini) é casado com a mandona Suzanne (Sandrine Kiberlain) e moram em Paris, em um apartamento luxuoso. Acime de Jean-Louis e Suzanne, no sótão do prédio, moram moças espanholas que fugiram da Guerra Civil para tentar unma vida melhor na França. Todas trabalham como empregadas domésticas para as donas de casa do mesmo condomínio. Um dia a antiga empregada de Suzanne vai embora e, seguindo o conselho das amigas, contrata Maria (Natalia Verbeke), sobrinha de Concepción (Carmen Maura), que vai tentar ter uma vida melhor em Paris. Jean-Louis acaba encantado com sua nova empregada e suas alegre amigas espanholas. 

LES FEMMES DU 6ÈME ÉTAGE é um interessante retrato da Paris da década de 60, mostrando que toda a revolução que estava acontecendo no mundo, muito em breve afetaria a cidade. Mesmo aqueles que tinham uma vida mais acomodada. Culturalmente, socialmente e politicamente Paris mudava com o mundo. As empregadas que fogem do General Franco, de uma vida oprimida encontram naquele país livre uma opção para crescer na vida. Jean-Louis também se liberta de seu mundo ao conhecer Maria e companhia, por perceber que a vida tranquila que ele levava era realidade de uma minoria. 

A crítica social é muito velada, apaziguada pela comédia e o romance. Porém, em nada diminui o charme do filme. LES FEMMES DU 6ÈME ÉTAGE é uma comédia inteligente, cheia de sutilezas, como apenas boas comédias francesas conseguem ser. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s