FILME 26 > RESTLESS (2011)

Por Raphaela Ximenes

Tenho uma relação de amor e ódio com o diretor Gus Van Sant, porque ou eu amo ou odeio seus filmes, nenhum até hoje foi indiferente para mim. O que acredito ser um dos fatores que mostra seu talento e por isso o respeito e admiro como diretor, já que sempre consegue tirar alguma reação do público, sempre surpreendendo e se reciclando.

O último filme de Van Sant trata de uma assunto forte, a morte, mas de uma forma sensível. Tão sensível que muitos acharam que o diretor perdeu seu jeito. Não para mim, já que RESTLESS é um filme impossível de não provocar alguma reação. Seja de amor pelos personagens ou tristeza por sua história, esse com certeza não é um filme simples.

Nele, Enoch (Henry Hopper) é um rapaz triste, que se isola do mundo indo a funerais e observando a tristeza alheia para tentar apaziguar a sua. Ele acabou de perder seus pais em um acidente estúpido e nem pode despedir-se deles porque estava em coma. Em um desses funerais Enoch conhece Annabel (Mia Wasikowska), que tem um câncer incurável e apenas alguns meses de vida.  O único amigo de Enoch é um fantasma japonês, piloto kamikase da Segunda Guerra Mundial. Ao aproximar-se e se apaixonar por Annabel o rapaz passa a aceitar melhor o fato de perder alguém.

O relacionamento de Enoch e Annabel é baseado em cumplicidade, ela entende a dor dele e porque ele não consegue manifestar sua dor, a transformando na amizade fantasiosa com um fantasma. Enoch entende o desejo de Annabel de viver com intensidade e não se deixar abater pela morte iminente. Annabel ensina Enoch a lidar com a dor e o ajuda a passar pelo período luto que ele não teve com seus pais. Enoch mostra a Annabel que a morte não é o fim quando se conecta com alguém de forma profunda.

RESTLESS é um filme triste de uma beleza extrema, por mostrar que a morte pode ser o recomeço para a vida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s