FILME 19 > DRIVE (2011)

Por Raphaela Ximenes

Como o filme que ganhou o prêmio de melhor diretor no Festival de Cannes de 2011 (competindo com nomes como Lars Von Triers, Almodóvar e Terrence Malick), que tem Ryan Gosling em sua melhor performance, não está entre os grandes concorrentes ao Oscar? Por que o filme que tem um dos melhores plano sequência em sua abertura, desde Hitchcock, vai concorrer apenas a Melhor Edição de Som? A resposta é simples, lobby. 

DRIVE é um filme sobre um anti-herói, que bebe direto na fonte de grandes filmes do gênero, construindo uma trama interessante, com uma direção impecável. Por todas essas razões a produção merecia estar concorrendo em pelo menos mais três categorias, Melhor Filme, Melhor Ator e Melhor Diretor. O problema é que DRIVE não tem nenhum grande estúdio o bancando nem brigando por ele.

É preciso reconhecer que não é um filme fácil, no sentido de agradar rapidamente. Sua trama violenta e montada de forma silenciosa pode não agradar ao público acostumado aos filmes de ação e suspense repletos de cenas de perseguição, muitos cortes e recursos de câmera modernos. É curioso notar que DRIVE inova dentro desse segmento por voltar ao passado, sendo um filme lento, repleto de referências e planos sequência de tirar o fôlego de qualquer amante do cinema de arte. Produto da equação diretor dinamarquês (Nicolas Winding Refn) e tema clássico norte-americano, DRIVE ousa por desconstruir o estilo “filme de ação” de forma inteligente. 

*O poster principal, que ilustra esse post, foi criado pelo artista plástico James White para o site Abduzeedo 

**DRIVE deve estrear no Brasil dia 24 de fevereiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s