FILME 16 > TINKER TAILOR SOLDIER SPY (2011)

Por Raphaela Ximenes

“Não existem mais filmes de espião como antigamente” é exatamente o que passa pela cabeça de quem assiste TINKER TAILOR SOLDIER SPY. Bom, a verdade é que não há mais como fazer filmes de espião como antigamente, porque a relaidade atual é outra. A Guerra Fria, tão citada, comentada e discutida durantes as décadas de 60, 70 e 80, acabou nos anos 90, onde surgiu um novo inimigo para os EUA, mudando a realidade também dos filmes e livros de ação. 

Por isso, TINKER TAILOR SOLDIER SPY volta a década de 70 para falar sobre as conspirações, espiões e tudo mais que envolvia a guerra entre o mundo capitalista (EUA e Inglaterra, no caso do filme) contra a União Soviética e seu terrível socialismo. O que já foi uma realidade ameaçadora, atualmente é revisto com romantismo pelos saudosistas das tramas criadas naquela época. 

O filme é baseado em um romance escrito por John Le Carré em 1974, onde ele apresenta uma conspiração contra o atual chefe das operações da Circus (alto escalão do Serviço secreto Britânico) que é forçado a aposentar-se. Seu braço direito, George Smiley (Gary Oldman) retoma a investigação interna para descobrir os traídores dentro da Circus. Além da trama que segura a atenção até o fim, com poucos momentos de dispersão, há a atuação magistral de Gary Oldman, que dá vida com perfeição a um dos personagens mais famosos de Le Carré. Ao lado de Oldman vale a pena prestar atenção no novato Benedict Cumberbatch, como o fiel escudeiro de Smiley. Cumberbatch é o Sherlock Holmes da TV inglesa, papel que desempenha com muita competencia. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s