FILME 14 > THE ADVENTURES OF TINTIN (2011)

Por Raphaela Ximenes

Steven Spielberg ajudou a dar vida à imaginação de uma geração que cresceu com “E.T.”, “Os Goonies”, “Indiana Jones” e outros. Fosse como diretor ou produtor executivo, Spielberg nunca teve limites para o que podia criar com muita imaginação e efeitos especiais. 

O cartunista e escritor Hergé tinha também uma imaginação fértil, recheada de aventuras e lugares exóticos. Ele soube transferir tais idéias para o papel com tal realismo e criatividade, que é quase impossível acreditar que desde que nasceu até o dia de sua morte, Hergé nunca saiu da Bélgica, país onde nasceu. Responsável por alimentar a fantasia de uma outra geração e ainda conseguir atingir várias que vieram em seguida.

Spielberg se uniu a outros mestres da criatividade, Peter Jackson (produtor executivo) e Edgard Wright (roteiro), para usar a mais moderna tecnologia usada atualmente na área de animação, para transpor para a tela do cinema as aventuras do personagem Tintin, criado pelo genial Hergé. 

THE ADVENTURES OF TINTIN, é baseado em três livros da série, “O Caranguejo das Tenazes de Ouro”, “O Segredo do Lincorne” e “O Tesouro de Rackham o Terrível”, lançados entre 1941 e 1944. Nele são apresentados os investigadores da Interpol, Dupond e Dupont, o simpático cachorrinho Milú e conta como Tintin conheceu e tornou-se amigo do Capitão Haddock. A trama envolve um tesouro perdido, enigmas, navios piratas e passeios por terras exóticas, uma típica aventura de Tintin. 

Fã tardio de Hergé, Spielberg criou uma bela homenagem ao artista com o seu THE ADVENTURES OF TINTIN. Ele reproduz com perfeição a atmosfera dos quadrinhos, com sua inadequação geográfica, clichês da época e personagens caricatos. Qualidades que poderiam contar pontos contra em um filme, mas que apenas enriquecem sua visão sobre o famoso personagem. Sem mencionar a dedicação com que foram criados personagens e cenários, todos animações perfeitas, onde Tintin, Haddock, Milú e companhia ganham feições humanas saídas direto do HQ. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s