FILME 11 > NORWEGIAN WOOD (2010)

Por Raphaela Ximenes

Esse foi foi o filme que me lembrou porque amo o cinema oriental, mas não é um filme fácil. NORWEGIAN WOOD é baseado num famoso romance escrito por Haruki Murakami, um dos mais importantes novelistas japonês do século XX. Livro e filme se passam nos anos 60, em plena revolução política e social por qual grande parte dos países orientais passaram. Nele Toru é o melhor amigo de Kizuki e sua namorada Naoko. Porém Kizuki se mata, levando Toru a se mudar de sua cidade e ir morar em Tóquio. Um tempo depois Toru reencontra Naoko e os dois acabam se apaixonando. Porém Naoko parece não conseguir superar a morte de Kizuki, o que a leva a se afastar de Toru, que acaba conhecendo Midori. 

Apesar do tom de folhetim, NORWEGIAN WOOD é um filme sensível sobre as dores do amor, sobre amadurecer. Como grande parte dos romances japoneses tudo acontece de forma sutil, e os personagens transmitem uma paixão e tristeza que torna impossível não se deixar levar pelo filme. Cercado de uma melancolia crescente, não é fácil se desligar da história mesmo quando o filme acaba. O amor de Toru por Kizuki é comovente, mas ele sabe que é um amor destrutível e por isso tenta se aproximar da alegre Midori. Toru fica preso entre o amor triste de Mizuki e a alegria jovial de Midori, sem saber qual caminho seguir. 

A música dos Beatles é a inspiração para a história e ela reflete bem o conflito de Toru, que vê em Mizuki e em Midori possibilidades diferentes para sua felicidade. 

NORWEGIAN WOOD chamou tanta atenção e sensibilizou tanta gente, que encontrei várias versões lindas para o pôster do filme. Por isso publiquei as 10 versões que mais me agradaram. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s