FILME 05 > THE HELP (2011)

Por Raphaela Ximenes

Mais um filme concorrente ao Globo de Ouro desse ano, a melhor filme de drama. Distribuído no Brasil com o título “Histórias Cruzadas”, mais uma vez uma tradução equivocada, já que apesar de realmente contar histórias que se cruzam, o foco aqui são as empregadas no início dos anos 60, as verdadeiras “donas de casa” daquela época.

THE HELP, é baseado no livro de Kathryn Stockett, escrito em 2009, que volta-se para a realidade das empregadas negras de Jackson, Mississipi, no início da década de 60. A trama se baseia no relacionamento dessas empregadas e suas patroas, todas brancas de classe média alta, que tratavam as mulheres que cuidavam de suas casas com total desprezo, sem o mínimo pudor ao demonstrar seus preconceitos em relação a diferença de raças. Uma dessas moças de classe média, Skeeter Phelan (Emma Stone) pede que a empregada Aibileen (Viola Davis, em mais uma interpretação inesquecível), lhe ajude contando histórias sobre sua vida cuidando da casa dos outros, criando seus filhos e não recebendo nenhum reconhecimento ou respeito de volta. Além de Aibileen, Minny (Octavia Spencer, em seu melhor papel até hoje), também divide suas experiências com Skeeter.

Poderia ser um dramalhão. Poderia ser um filme ultra emocional, com interpretações exageradas e cenas coreografadas. Poderia, mas não é, ganhando pontos nesse sentido. THE HELP é um filme honesto, com interpretações inesquecíveis, inclusive da vilã interpretada por Bryce Dallas Howard. Um drama com pinceladas de humor, que mostra uma parte triste da história da humanidade, sem apelar para sentimentos fáceis. 

Um filme sensível, sobre um assunto delicado, que o discute de forma tão interessante, que as quase 3 horas de filme parecem poucas. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s